“Aceitar que precisa de ajuda é dar a si mesma a melhor chance possível de atravessar a jornada do câncer.”

Por Bianca Weiss, Oncologista Clínica e Coordenadora do Centro de Pesquisas Saint Gallen.

O tratamento oncológico pode ser pesado, e tentar enfrentar tudo sozinho pode ser exaustivo. Quando falamos de autocuidado, muitas vezes pensamos só em atitudes individuais, mas acredito que aceitar ajuda faz parte desse processo. Aceitar o apoio de quem está ao nosso lado, seja família, amigos ou equipe médica, não significa fraqueza, pelo contrário: é reconhecer que não precisamos ser fortes o tempo todo, e, que a união e o acolhimento são essenciais. O tratamento oncológico, por mais necessário que seja, pode sim trazer momentos de fragilidade. Não é fácil, e eu sempre faço questão de reconhecer isso com cada paciente. Acho importante validar essas sensações, porque o medo e a vulnerabilidade são sentimentos humanos e lembrá-los que a força não está em negar a fragilidade, mas em seguir em frente mesmo com ela é crucial. A fragilidade em si não define a pessoa, mas a maneira como lida com ela, sim. Dessa forma, é fundamental acolher esses momentos com escuta ativa e caminhar junto do paciente, dando apoio emocional e técnico, que é o que faz a diferença. O tratamento do câncer vai além da medicação, envolve cuidado integral. Quando o paciente sente que não está sozinho, que tem uma rede de suporte ativa, seja na família, nos amigos ou na equipe de saúde, isso impacta diretamente na resposta ao tratamento, além de ajudar a manter a motivação e a esperança.

Lembrem-se sempre: o sucesso do tratamento não é só físico, é emocional também e quem entende e aceita que precisa de ajuda dá a si mesmo a melhor chance possível de atravessar essa jornada.

Com carinho, Bianca Weiss.

1 comentário em ““Aceitar que precisa de ajuda é dar a si mesma a melhor chance possível de atravessar a jornada do câncer.””

  1. Maira Andréa Leite da Silva

    De fato, a descoberta e o tratamento do câncer nos fazem perceber o quanto precisamos de toda essa rede de apoio e, agradeço muito a Deus, por poder contar com tantas pessoas especiais durante esse percurso. Gostaria de destacar o trabalho de todos os profissionais da Clínica Saint Gallen, lá me senti muito mais que uma paciente; fui acolhida, cuidada e acompanhada, minha profunda gratidão pelo cuidado e pela dedicação durante o meu tratamento.
    A Dra.Bianca continua me acompanhando e sua empatia, profissionalismo e conhecimento são fundamentais para que eu possa enfrentar esse desafio com mais força e esperança. Saber que estou em boas mãos faz toda a diferença na minha jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *