Para abraçar a campanha do Agosto Branco e contribuir com informações em torno do tema, a Saint Gallen, Ações e Terapias em Saúde, recebeu, em mais um encontro do Projeto Compartilhar, o Cirurgião Torácico do Pavilhão Pereira Filho de Porto Alegre, o MD e PhD Dr. Spencer Camargo e o Médico Oncologista da Santa Casa e Oncotrata, Porto Alegre, Dr. Leonardo Lago.
Mais de 25 Médicos, entre eles Pneumologistas, Oncologistas, Cirurgiões, Radiologistas, Patologistas, entre outras especialidades, se reuniram na noite de 9 de agosto para ouvir os palestrantes convidados. O Médico Cirurgião Torácico do Corpo Clínico da Saint Gallen, Dr. Marcelo Heleno Fonseca, deu as boas-vindas aos colegas e fez a abertura do evento. Com o tema “O que há de novo no tratamento do Câncer de Pulmão”, Dr. Spencer Camargo iniciou as palestras da noite. Ele que é Cirurgião Torácico do Pavilhão Pereira Filho e Grupo de Transplante Pulmonar ISCMPA, e professor na disciplina de Clinica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Unisinos, reiterou a importância de educar sobre o tema e principalmente do diagnóstico precoce para o sucesso de qualquer tratamento.
Spencer ainda lembrou que o Câncer de Pulmão é um dos tipos mais comuns no mundo. Representa mais de 11% de todos os diagnósticos de câncer. Também possui a maior mortalidade em todo o mundo e é responsável por mais de 18% de todas as mortes por câncer.
No Brasil, segundo dados do Inca, são estimados mais 30 mil novos casos ao ano. É por isso considerado o segundo câncer mais comum do país – ficando atrás apenas para o câncer de pele não melanoma. Só no Rio Grande do Sul cerca de 13% de todos os novos casos de câncer são de pulmão – o Rio Grande do Sul lidera o ranking das unidades federativas nos diagnósticos de câncer de pulmão.
Como mudar este cenário? **“Disseminação da informação. A desinformação sobre este assunto reflete a baixa porcentagem de casos iniciais, que teriam maior chance de cura. Sabemos que programas de rastreamento com tomografias de baixa-dose reduzem mortalidade entre 20-25%. Esta estratégia é foco de discussão mundial na atualidade”, alertou o Médico Oncologista, Leonardo Lago. Em sua palestra, cujo tema foi “Tratamento do Câncer de Pulmão não pequenas células: doença inicial, localmente avançada e avançada”, Lago explanou sobre as fases da doença e as opções de tratamento. Dr. Leonardo Lago é Médico Oncologista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Coordenador do Grupo de Oncologia Torácica, integra o Corpo Clínico e é também Pesquisador na Oncotrata e professor na disciplina de Oncologia na Faculdade de Medicina da Feevale.
Este foi mais um encontro do Projeto Compartilhar – Educação, Pesquisa e Treinamento em Saúde, com foco na educação continuada de médicos especialistas de Santa Cruz do Sul e região. “Um momento para aprender e trocar experiências, fundamental para a área médica. Quem ganha, sem dúvida alguma, são os nossos pacientes”, destacou o Médico Cirurgião de Fígado, Vias Biliares e Pâncreas, Dr. Silvio Balzan, sócio-Diretor da Saint Gallen.
**Você pode conferir uma entrevista com Dr. Leonardo Lago, sobre Câncer de Pulmão, no site da Oncotrata.
Muito interesaante ! O evento foi sensacional ! Parabéns a todos !