A cirurgia é um dos pilares do tratamento oncológico e, quando indicada, deve ser realizada por um especialista: o cirurgião oncológico.
Esse profissional é formado em cirurgia geral e passa por uma formação adicional focada na abordagem dos tumores malignos. Seu trabalho vai muito além de “retirar o tumor”: ele realiza o planejamento cirúrgico de forma estratégica, buscando garantir margens seguras e minimizar impactos no organismo.
Além disso, o cirurgião oncológico trabalha em estreita parceria com o oncologista clínico e outros profissionais da saúde. Em muitos casos, ele participa de discussões de equipe multidisciplinar para definir a melhor conduta para o paciente, seja antes ou depois da cirurgia.
🩺 Quando procurar um cirurgião oncológico?
Esse especialista será indicado pelo oncologista clínico ou outro médico assistente, sempre que houver necessidade de cirurgia oncológica – como retirada de tumores, avaliação de linfonodos ou realização de procedimentos reconstrutivos.
Na Saint Gallen, contamos com cirurgiões oncológicos altamente experientes: Dr. Alex Shwengber, Dr. Marcelo Arbo Magalhães e Dr. Fagner Ferreira. Aqui, o paciente recebe cuidado integrado e seguro em todas as fases do tratamento.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) – www.sbco.org.br