Dia Internacional da Pesquisa Clínica

Dia 20 de maio é Dia Internacional da Pesquisa Clínica. Porém, nós queremos saber se você sabe exatamente o que significa uma pesquisa clínica e qual a sua importância? A Médica Oncologista, Coordenadora do Centro de Pesquisas Saint Gallen, Bianca Weiss antecipa: “fundamental para o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos”.  Ainda em tempo, também queremos saber se você sabe que a Saint Gallen possui um Centro de Pesquisa e Inovação referenciado no mundo todo

Se você ficou curioso com todas estas questões, a nossa dica é tirar alguns minutinhos para ler a entrevista que fizemos com a Dra. Bianca Weiss, que está à frente do Centro de Pesquisas e Inovação Saint Gallen há 8 anos e, como Investigadora Principal, já participou de mais de 16 estudos.

 

1.    O que é uma Pesquisa Clínica?

BIANCA WEISS- Pesquisas ou estudos clínicos são pesquisas científicas que envolvem seres humanos e têm como objetivo principal avaliar a segurança e eficácia de um procedimento ou medicamento em teste por meio da coleta de dados (exames, procedimentos, coleta de sangue e outros materiais biológicos, entrevistas etc). É importante explicar que, antes do ensaio clínico, o produto ou tratamento deve ter passado por uma fase pré-clínica de desenvolvimento, quando são realizados testes em animais. Somente depois de ter sido comprovada a sua segurança e a eficácia na fase pré-clínica é que iremos iniciar as pesquisas em seres humanos, estas então realizadas em nosso Centro de Pesquisa. Ou seja, os medicamentos e tratamentos “testados” em um estudo clínico, são seguros, porém, ainda não comercializados.

 

A Pesquisa Clínica passa por 4 fases:

– Fase I: testada em voluntários sádios e estáveis.

– Fase II: testada na população alvo.

– Fase III: estudos randomizados, multicêntricos.

– Fase IV: novas indicações farmacovigilância, estudos de vida real.

Para quem quiser entender melhor sobre cada fase, deixo aqui o link do site da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica. 

 

2.    Como é o trabalho do Centro de Pesquisa e Inovação Saint Gallen?

BIANCA WEISS- No Centro de Pesquisa e Inovação Saint Gallen temos uma excelente equipe composta por 1 médica investigadora principal, 1 médico subinvestigador, 1 coordenadora de pesquisa, 2 farmacêuticos, 1 enfermeira e 1 assistente de pesquisa. Todos com treinamentos específicos, exigidos pela indústria farmacêutica internacional.

O paciente que preencher todos os critérios de inclusão exigidos para entrar no estudo será atendido pela equipe médica, direcionado a assistente de pesquisa e posteriormente para a enfermeira, para então realizar a infusão do tratamento que é cuidadosamente preparado conforme exige no protocolo do estudo pelos nossos farmacêuticos. Todos os procedimentos são rigorosamente seguidos conforme as exigências internacionais de cada protocolo específico.

Os pacientes devem fazer exames de rotina como tomografias, exames de sangue, eletrocardiograma, entre outros, conforme o protocolo e tratamento.

Todos os dados do paciente são obliterados, e os exames enviados para análises criteriosas. Estes dados todos são compilados para posteriormente serem publicados em artigos científicos e a partir desse momento as medicações serem aprovadas pelas agências reguladora competentes de todo mundo.

 

3.    Atualmente, quantos estudos estão em andamento no Núcleo de Pesquisas e quais as principais áreas pesquisadas?

 BIANCA WEISS- No momento temos 7 estudos em andamento. A oncologia é umas das áreas onde mais pesquisas relacionadas a novos tratamentos são desenvolvidas em todo mundo. Dessa forma existem estudos para todos os tipos de tumores sólidos existentes. Aqui no nosso centro de pesquisa, atualmente temos estudos na área de melanoma, câncer de pulmão, câncer de bexiga, câncer de próstata, câncer de mama, câncer de rim. Estudos na área não-oncológica, de doenças autoimunes também começam a surgir no meio científico.


4.    O que significa para a comunidade ter um Centro de Pesquisa local?

BIANCA WEISS- É de extrema importância para os pacientes da nossa região ter um Centro de Pesquisa local. Isso nos dá a oportunidade de realizarmos tratamentos de primeira linha naqueles pacientes que fecham os critérios do estudo clínico. Tratamentos estes que não estarão disponíveis para venda tão cedo no Brasil e que os nossos pacientes têm a oportunidade de usar. Tratamentos inovadores, cientificamente comprovados e que fazem a diferença no tratamento do câncer, e que pelo Centro de Pesquisa estarão disponíveis de maneira segura e sem custos ao paciente.

 >> Mais informações sobre o Centro de Pesquisa e Inovação Saint Gallen? Acesse este link. 

 >>> Dúvidas sobre como se candidatar para um estudo científico? Entre em contato com a equipe do Centro de Pesquisa e Inovação Saint Gallen pelo telefone: (51) 3056 8686

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.