OUTUBRO ROSA
OUTUBRO ROSA
Campanha incentiva o autocuidado como caminho à prevenção do Câncer de Mama.
Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde realiza campanha “Outubro Rosa: Priorize o Autocuidado” e oferece durante o mês de outubro o acesso a consulta médica preventiva e a mamografia sem custos, além de palestras para mulheres de Santa Cruz do Sul e Região.
Mais do que falar sobre a importância da prevenção, a Saint Gallen está empenhada em fazer a diferença na vida das mulheres de Santa Cruz do Sul e região, oferecendo, além de muita informação sobre o tema, por meio de palestras ministradas por Mastologistas e Oncologistas Clínicos em empresas da cidade, a facilidade de acesso a consultas com especialistas e a mamografia. Com o slogan “Priorize o Autocuidado”, a clínica especializada no tratamento de doenças autoimunes e do câncer, oferece o Dia do Controle Mamário, uma oportunidade para que mulheres tenham acesso a consulta médica preventiva com isenção de cobrança. Ainda, caso o profissional médico solicite exame de mamografia, estes poderão ser realizados totalmente sem custos junto ao CDI do Hospital Santa Cruz, graças a uma doação de vouchers feita pela Liga Feminina de Santa Cruz.
“Nosso principal objetivo enquanto clínica especializada no tratamento de doenças autoimunes e oncológicas é levar a informação médica de qualidade ao maior número de pessoas para que o diagnóstico precoce seja uma realidade e, consequentemente, exista sucesso no tratamento oncológico. Especificamente em Outubro, nosso papel é incentivar as mulheres ao autocuidado. Mais do que falar sobre a importância da prevenção, nós fazemos de tudo para facilitar o acesso de mulheres que, muitas vezes, deixam de realizar seu exame por falta de condições. Por isso, unimos forças com a Liga Femina de Combate ao Câncer de Santa Cruz e estamos engajados com esta causa”, explica a Gerente de Marketing e Qualidade da Saint Gallen, Deka Bueno.
No Brasil, segundo o INCA, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. A maior parte dos casos ocorre em mulheres a partir dos 50 anos, mas pode acontecer em mulheres mais jovens. Os homens também podem desenvolvem câncer de mama, mas estima-se que a incidência nesse grupo represente apenas 1% de todos os casos da doença. E porque falamos tanto em diagnóstico precoce? A Ginecologista e Mastologista, Dra. Andréia Rauber explica: “Câncer de Mama diagnosticado em fase inicial tem até 95% de chances de cura, por isso, mantenham a consulta médica preventiva em dia. Vá ao Mastologista, realize os exames solicitados, cuide de você. Priorize o autocuidado”.
HISTÓRIAS REAIS COMPARTILHADAS
Durante o mês de outubro, a Saint Gallen lançou a 1ª edição da revista “Priorize o autocuidado”, trazendo 4 histórias reais de mulheres que foram surpreendidas pelo diagnóstico do câncer de mama. O principal motivo de elas compartilharem suas histórias foi o de mostrar o quanto elas se conhecerem e se priorizarem fez a diferença para o sucesso de seus tratamentos. Todas elas ao perceberem alterações em suas mamas procuraram imediatamente por um médico especialista e tiverem o diagnóstico precoce. Graças a isso, muitas já estão em remissão total da doença. Outras ainda finalizam seus tratamentos, porém todas elas estão engajadas em alertar as mulheres a priorizarem o autocuidado. A revista ainda traz palavras de especialistas, como psicóloga, mastologistas e oncologistas clínicas que apresentam dados e indicam caminhos para a prevenção ao câncer de mama.
LEIA AQUI A REVISTA EM VERSÃO PDF
CONHEÇA O MANIFESTO DA CAMPANHA 2024
OUTUBRO ROSA: Priorize o autocuidado
Autocuidado exige tempo. E em tempos de agendas repletas de compromissos e vidas tão corrida, autocuidado tem sido “artigo de luxo”. A sensação é de que os dias ficam pequenos, as horas passam cada vez mais depressa e o ano parece voar. Quando nos damos conta, o ano já começa a findar e somos tomados por aquela sensação de que “não fizemos tudo o que gostaríamos”. Em meio a este cenário, as mulheres, muitas vezes, dedicam mais atenção aos outros do que a si mesmas. E quais são os impactos disso em relação a saúde? Qual a relação com o câncer de mama? Então, responda: quantas vezes você deixou de consultar o médico preventivamente por “falta de tempo”? Percebe? Cuidar-se e se colocar em primeiro lugar parece não ganhar espaço.
Porém, fica aqui o nosso chamado: quando cuidamos de nós mesmas de forma integral – corpo, mente e espírito –, alcançamos um nível de saúde mais elevado, lidamos melhor com as dificuldades do caminho e, além disso, desempenhamos nossos papéis com mais energia e carinho. Seja por meio da atitude da prevenção, ou em meio ao diagnóstico que chega: sobra energia e vontade de viver para quem tem tempo para se cuidar e se amar.
A Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde, em conjunto com as demais empresas do Grupo Mais Vida – Oncotrata (Porto Alegre), Imunocare (São Leopoldo) e Oncoserra (Caxias do Sul) –, unem-se, pelo segundo ano consecutivo, para incentivar as mulheres a priorizarem a própria saúde, incorporando o autocuidado em suas rotinas. Por meio da campanha “Outubro Rosa: Priorize o Autocuidado”, o Grupo Mais Vida realizará uma série de ações com o objetivo de compartilhar informações relevantes sobre o tema e facilitar o acesso à prevenção. Entendemos que o autocuidado é um ato de coragem e amor próprio e, juntos, queremos mostrar que pequenas atitudes geram grandes impactos na saúde da mulher.